expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 9 de agosto de 2011

DEUS CONOSCO


"Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)"(Mt 1:23)

Jesus é Deus conosco. É a Palavra eterna que tudo criou e, fazendo-se carne, habitou entre nós, cheio de graça e verdade (Jo 1:14). É Aquele que prometeu estar conosco até o fim, por meio do Seu Espírito (Mt 28:20). Ele é também aquele que garantiu que virá novamente, a fim de reunir Seu povo e estar para sempre conosco (1 Ts 4:17).

Jesus é Deus conosco em meio ao sofrimento. Nosso Senhor nunca nos prometeu uma vida livre de sofrimentos e angústias, pelo contrário, Ele nos assegurou que teríamos aflições neste mundo (Jo 16:33). A porta é estreita; o caminho, apertado. O apóstolo Paulo nos informa que "todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos" (2 Tm 3:12). Jesus chega a dizer que, por causa do Seu nome, todos nos odiariam (Mt 10:22). Contudo, mesmo em meio ao sofrimento, nosso Senhor não nos desampara. Ele é "homem de dores e que sabe o que é padecer" (Is 53:3). Ele entende o sofrimento e está conosco nos piores momentos. Como bradam as Escrituras: "Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?" (Rm 8:35).

Jesus é Deus conosco em meio à depressão. O salmista disse certa vez: "Sinto abatida dentro de mim a minha alma" (Sl 42:6). Ele chegou ao ponto de dizer: "As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite" (Sl 42:3). Que grande tristeza e depressão ele estava sentindo! Todos, mesmo cristãos, estão sujeitos a passar por momentos assim, onde parece que a vida perde o brilho, o ânimo vai embora, o sorriso desaparece. Mesmo nesses momentos, Jesus está sempre conosco. O próprio Senhor, em um momento crítico de sua vida, chegou a dizer: "A minha alma está profundamente triste até à morte" (Mc 14:34). Ele sabe o que é tristeza. Entende as decepções, frustrações, feridas, conhece as profundezas dos coração do ser humano. Mas, graças a Deus, Ele está disposto a vir ao nosso encontro e nos saciar com alegria verdadeira e duradoura, como Ele mesmo prometeu aos seus discípulos: "outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar" (Jo 16:22).

Jesus é Deus conosco em meio às tentações. Todos nós, mesmo nascidos de novo, sofremos tentações diariamente. Ainda há nos cristãos uma natureza pecaminosa que os incita para o pecado (Gl 5:17), contra a qual temos que lutar no poder do Espírito, pela Sua Palavra. Aqueles que tem andado com Jesus sabem que há algumas tentações que são terríveis, muito pesadas, a ponto de parecer que não há como escapar. Mas, novamente, Jesus está conosco nesses momentos, mesmo naquelas horas em que o peso da tentação nos oprime, onde parece que o nosso entendimento está escurecido e nossos sentidos seduzidos, ao ponto de nem conseguirmos raciocinar direito. Aquele que em tudo foi tentado, porém sem pecar, está ao nosso lado, compadecendo-se de nossas fraquezas e pronto para nos socorrer (Hb 4:15). No momento da tentação, podemos nos lembrar da presença real e constante do Salvador ao nosso lado e encontrar no Seu amor forças para fugir do pecado.

Jesus é Deus conosco mesmo quando caímos. O apóstolo Tiago asseverou que "todos tropeçamos em muitas coisas" (Tg 3:2). Se alguém diz não pecar é um mentiroso, que engana a si mesmo (1 Jo 1:8). Mesmo os cristãos, embora tenham um estilo de vida de santidade, estão sujeitos a cair em pecados graves. Contudo, ainda nesses momentos, Jesus não desampara Seus queridos. Não podemos imaginar que o nosso Amado Salvador nos deixaria sozinhos a cada tombo que levássemos. Não é assim o bendito Salvador de nossas almas. O amor com que Ele nos ama é perfeito e imutável; Sua graça é doce e poderosa; e Sua justiça é plenamente capaz de nos purificar de toda injustiça (1 Jo 1:9). Ele é nosso Advogado junto ao Pai e Seu argumento é o Seu próprio sangue, vertido na cruz por todos os nossos pecados. Que ninguém me entenda mal: não estou dizendo que Jesus é cúmplice de nossos pecados ou que temos uma desculpa para pecar. O que estou dizendo é que Ele não nos despreza quando caímos, mas vem ao nosso encontro e nos levanta, nos conduzindo ao arrependimento e transformando o nosso caráter, nos fortalecendo para que não mais caiamos. Ele é tão amável e poderoso! Podemos confiar no Seu amor que nos perdoa e nos levantarmos no Seu poder santificador!

Jesus é Deus conosco em todo tempo, em qualquer situação. Poderíamos enumerar diversas outras situações, tantas quantas passamos dia após dia. Mas em todas elas o Senhor está conosco. Aquele que morreu na cruz por nossos pecados é o mesmo que ressuscitou e está conosco para sempre. Se entregamos nossos corações a Ele, Sua presença nunca nos deixará, Sua companhia será constante em nossos dias. Ele nunca rejeita você, crente! Nunca o abandona, não importa o que aconteça, independente de como está o seu coração. Que o Espírito Santo o console com essa verdade e o leve a apreciar a grande misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para Sua glória.

FONTE:teologia-vida

Deus abençoe a todos.

Lucas Fagundes

Nenhum comentário:

Postar um comentário